21 junho 2010

Dicas para montar um chá de cozinha!




Uma das coisas mais legais ,e que nos deixa mais preocupadas, quando somos convidadas para ser madrinha de casamento, além da simbologia que tudo isso envolve (e eu, dou muito valor a isso) é a preparação de um chá para a noiva.
Independente de ser chá de cozinha, chá de lingerie ou chá bar, muitas vezes nos deparamos com uma questão: nunca fizemos uma festa assim, antes! Não sei se com vocês foi assim, mas, antes de casar, nunca tinha feito uma festa sozinha (sempre minha mãe ajudava!). Daí, a gente se depara com a seguinte situação: você e mais algumas madrinhas (que às vezes você nem conhece!) são encarregadas de criar uma festa linda, inesquecível e cheia de detalhes fofos (imaginem se a noiva, no auge da sua emoção, às vésperas do casamento, não gostar do chá? Meu Deus, o que fazer!).
Para não perder a amiga e noites de sono, resolvi dar uma dicas básicas, que farão você economizar, criar uma "logística' para a festa (se é que isso existe!) e pouparão a noiva (e a mãe, a tia, a vó e a sogra) de se preocupar com outros detalhes que não seja aproveitar a festa!

Dica 1 - Definição de tarefas
Sempre acontece de uma madrinha fazer demais e a outra de menos, mas, muitas vezes isso acontece por pura falta de diálogo!
Peça à noiva o contato de cada madrinha, crie um e-mail com um cronograma que envolve desde elaboração de convites, compra das comidinhas, elaboração das lembrancinhas entre outros. Envie um e-mail a todas com este cronograma e peça para que cada uma escolha o que gosta mais de fazer. Estabeleça prazos! Isso não é chatisse! Ajuda todo mundo a se organizar!
Caso alguma das tarefas fique sem responsável, tentem entrar em consenso e divida entre todas!

Dica 2 - Decoração:

Propositalmente, usei a foto de uma festa em um rancho. Quer saber por quê? Para provar que, independente de onde seja o chá, a criatividade e o "Faça você mesmo" devem ditar a decoração da festa! É desta maneira que você vai demonstrar seu carinho!
Antes de qualquer coisa, defina a paleta de cores da festa! E, tudo, deve girar em torno disso: convites, lembrancinhas, toalhas, flores! No dia da montagem, é importante que todas estejam lá para ajudar a montar. Não há nada mais desagardável que a noiva ter que participar da montagem do próprio chá, pois o mais legal disso tudo é a surpresa!

Algo bem bacana que minha mãe fez em meu chá, foi usar louças de família para decorar as mesas! Bules, xícaras, açucareiros...tudo foi usado como base para receber as lindas Ikebanas que ela faz! Esta foi a maneira que ela encontrou de colocar um toque dela e de toda a família em meu chá! E economizou bastante, já que só precisou comprar as flores, o resto, foi criatividade! Quer ver como ficou? Aqui tem um pouquinho!

Dica 3 - Girls just wanna have fun!





Na hora de pensar em comidinhas, opte por aquelas que não precisem ser esquentadas, fritas, assadas! A não ser que tenham contratado um serviço de buffet, esse serviço vai acabar sobrando para a mãe da noiva (e a tia, a avó...). Lembre-se que todas são convidadas e, nesta "despedida de solteira" a noiva vai querer estar ao lado de todas elas, não é mesmo?
Patês, pastinhas, queijos, mini-lanches de frios, tortas salgadas...vocês podem comprar ou cada uma pode preparar a sua especialidade. É um zero à esquerda na cozinha? Preparar um patê de atum, por exemplo, é super simples e todo mundo adora!
Criei "mini-ilhas" de petiscos, vale montá-las em cima das mesas, em aparadores...Como na foto aí em cima, o interessante de se criar "mini-ilhas" é evitar que a mesa principal fique "aglomerada". As mini-ilhas não precisam ter todas as comidinhas da festa, o ideal é que ela tenha alguns petiscos.
A ilha de bebidas também é algo muito interessante, neste caso, apenas uma já é suficiente! Use baldes com gelos. Caso tenha baldinhos de zinco coloridos, é legal, também, colocar cada garrafa em um.
Criar uma estação com talheres, guardanapos e todo "material de apoio" evita que as pessoas fiquem "caçando" qualquer um deles.
Dica 4 - Mesa de Doces
Não precisa ser nada muito sofisiticado, aqui, mais uma vez, a criatividade que conta! Para exemplificar, elegi 3 modelos:
Com biscoitinhos recheados e muffins decorados (ou cupcakes, se preferir). Taças de sorvete apoiam as travessas em vidro e os morangos dão um toque no cakestand de biscoitos.

Cor é tudo! Crie um fundo com um tecido na cor da festa! A ideia das mensagens, além de decorar, deixou a mesa mais divertida!

A ideia desta mesa é super legal! Cada uma prepara o bolo ou torta que seja sua especialidade e cria algo lindo!



Dica 5 - As flores...
Não precisa ter medo! É possível, e fácil, criar arranjos simples e lindos! Espete as flores em esponja floral redonda, apoie em taças ou vasos e:

Use latinhas e embalagens como vasos! Caso elas não sejam tão interessantes, vale encapá-las com tecidos ou papeis decorados:
Peças coringas, as embalagens em vidro não brigam com a decoração, são fáceis de encontrar e dão destaque a quem realmente merece: às flores!


Dica 6 - Brincadeiras

Aqui, você vai precisar usar seu feeling! Se a noiva for tímida, esqueça as brincadeiras mais ousadas! Eu também não acho legal aqueles castigos que "enfeiem" a noiva! Então, pense com carinho neste item! Aqui você encontra algumas dicas de brincadeiras bem legais!

Dica 7 - Cursos para a futura dona de casa!
Esta ideia é bem legal e serve como presente para todas as convidadas!
Que tal contratar um expert para ensinar algo que será útil para a futura dona de casa? Seguem algumas dicas:

Scrapbooking - Montando um caderno de receita para a noiva!
Como funciona - A organizadora fica encarregada de avisar às convidadas que, no dia do chá, deverá levar uma receita para a noiva. No dia, todas terão uma aula (com todo material incluso), onde irão montar uma página em scrap com a receita escolhida. Ao fim, todas as receitas irão para o livro de receitas da noiva! É uma maneira divertida e muito legal de se presentear.

 

Mais informações - danielaperes@gmail.com

Curso de Culinária  - A "Dedo de Moça" tem o vale-presente que as madrinhas podem dar à noiva e a opção de um módulo em grupo onde todas as convidadas participam!
Para saber mais - Mayra Abbondanza Abucham |cel.:11.9966.9935| mayra@dedodemoca.net

Dica 8 - Lembrancinhas
Elas podem variar, desde pães de mel, trufas, cupcakes...
Recebi uma encomenda de sementes de amor perfeito e achei o máximo!
Eu sou a favor das coisas "usáveis" ou comíveis!
Como o meu foi um chá de lingerie, minhas madrinhas pensaram em sabonete líquido, hidratante e sachês, tudo personalizado dentro destas caixinhas:



Para a pensonalização das embalagens, elas recorreram a mim! rs

Ufa, este post ficou longo, né? Mas tenho tanta coisa para contar...Acho que dá pra criar um post "Dicas para montar um chá de cozinha - parte 2"! O que vocês acham?

Fotos: Juliana Mozart
Daniela Peres
Revista Country Living
Site Dedo de Moça









2 comentários:

Jaque Jeacomo disse...

Oi, Dany! Mais uma vez estou xeretando no seu blog...adoro seus posts despertam a criatividade e prova que fazer bonito ñ depende de muita grana...Tb acho que temos que por a mão na massa, é gostoso, mostra carinho por quem amamos. espero sua visitinha no meu blog, tá?
Bjs e muito sucesso sempre! Jaque.

Jaluza Scrap disse...

Estou conhecendo teu blog e já fiquei apaixonada!!
Quanta coisa linda e quantas dicas maravilhosas.
Obrigada querida.
Estarei sempre aqui.
Bjs